sábado, 30 de janeiro de 2010




A perda de dentes pode ser provocada pela cárie, doenças das gengivas e por traumatismos. (as doenças das gengivas são a principal causa)

Quando faltam dentes, os que estão ao lado e os oponentes tendem a mover-se para o espaço livre provocando todo o tipo de desequilíbrios nas arcadas dentárias. Também se dá a reabsorção do osso alvéolar (desaparecimento, por absorção pelo organismo), que é o osso esponjoso onde estão implantadas as raízes dos dentes. Para restaurar as funções: mastigatória, estética e fonética, e minimizar os efeitos acima referidos, fazem-se as próteses dentárias.


As próteses dentárias podem ser removíveis (o paciente pode-as tirar sempre que o desejar) , ou fixas (cimentadas no lugar com uma cola especial e só o dentista as poderá remover) . Ambas as próteses podem ser parciais ou totais (as fixas só podem ser totais no caso de implantes).


Prótese removível - As próteses removíveis podem ser parciais e totais. As parciais removíveis podem ser totalmente em acrílico ou terem uma parte metálica chamada esqueleto e destinam-se a substituir um ou mais dentes. Estas últimas são conhecidas como esqueléticas.

As próteses parciais removíveis em acrílico são o tipo de prótese mais económico e deveriam ter apenas um carácter temporário. No entanto são as mais usadas em Portugal por razões sócio económicas.
Este tipo de prótese é mantida na boca pelas retenções presentes nos dentes que ainda restam. Apoia-se nos tecidos moles e no caso de algumas esqueléticas também nos dentes naturais ainda presentes.

As totais removíveis são normalmente em acrílico e destinam-se à substituição de todos os dentes. São suportadas apenas pelos tecidos moles e estrutura óssea subjacente. Mantém-se na boca pela acção conjunta de pequenas retenções da anatomia do que resta do osso alvéolar, da língua, dos músculos faciais, e no caso da prótese superior, do efeito de vácuo entre a superfície interna da prótese e o palato (céu da boca).A retenção destas próteses é muito problemática quando há uma reabsorção quase total do osso alvéolar. Nesta situação a única solução é recorrer aos implantes.

Os dentes utilizados quer nas parciais quer nas totais são normalmente dentes pré fabricados em acrílico. Podem eventualmente ser usados dentes pré fabricados em porcelana a pedido do paciente. Haverá um custo acrescido neste caso. Os dentes de porcelana têm a vantagem de resistirem muito mais ao desgaste, terem um aspecto mais natural e não sofrerem alterações na cor com o tempo. Por outro lado são muito mais caros e difíceis de reparar quando se partem e levam a uma maior reabsorção do que resta do osso alvéolar por serem mais duros.

Há porém que ter em consideração que as próteses removíveis têm um período de vida limitado pelas contínuas alterações da boca e pela degradação dos materiais empregues.

No caso das próteses removíveis, sempre que houver possibilidades económicas é aconselhável mandar fazer uma prótese suplente. Assim evita os contratempos que poderá ter se a sua prótese se partir. Esta prótese suplementar poderá ter menos dentes e ser apenas em acrílico, reduzindo desta forma o seu custo.


Prótese fixa - As próteses fixas são constituídas por coroas, pontes e coroas Richmond.

As coroas são capas que se destinam a reconstruir a coroa natural do dente parcialmente destruído. Implica a existência de parte da estrutura do dente que se propõe reconstruir e ao qual será cimentada.

Quando faltam um ou mais dentes mas existem dentes ao lado desse espaço, pode-se fazer uma ponte. Os avanços da dentistria permitem hoje uma nova opção, a coroa apoiada num implante.

A ponte é uma restauração protésica destinada a substituir um ou mais dentes, apoiando-se em dentes vizinhos ao espaço desdentado. Os elementos que ficam suspensos são denominados ponticos.

Coroa Richmond - Quando a destruição do dente é de tal ordem que só resta a raiz, a coroa artificial pode ser feita com uma extensão que entra pelo canal pulpar (canal do nervo) existente no interior da raiz.

Todos estes elementos de restauração e substituição dos dentes devem ser feitos em laboratórios de prótese dentária. É preciso não confundir estes trabalhos com as coroas acrílicas (os chamados pivots) que por vezes são aplicadas pelos dentistas com objectivo temporário e não têm qualificação nenhuma para serem consideradas como um tipo de restauração fixa permanente. A prótese fixa é a opção ideal nos casos em que faltam poucos dentes, não só pelo conforto como pela estética, embora seja mais cara que a prótese removível.

As coroas e pontes metalo-cerâmicas são feitas com uma estrutura interna em metal que lhes dá robustez e recobertas de cerâmica com a tonalidade dos dentes do paciente. Também poderão ser feitas só de metal ou só de cerâmica.



Coroas e Pontes de Cerâmica Pura

A técnica e a ciência põem finalmente ao serviço do dentista e do protésico a possibilidade de realizarem trabalhos de insuperável qualidade estética e estrutural. É simplesmente o melhor que se pode oferecer ao paciente. Em alguns casos será até melhor que o natural. Estas coroas podem ser suportadas por dentes naturais e/ou por implantes. (

Implantes - Os implantes utilizam-se em casos de perda de um ou mais dentes quando se pretende efectuar próteses fixas. Nestes casos funcionam como raízes naturais. Usam-se ainda no caso de doentes desdentados em que a estrutura óssea e a mucosa gengival não permitam a utilização de uma prótese total com conforto e estabilidade. Aqui funcionam como retentores da prótese.
Conselhos aos portadores de próteses - Passar a usar uma prótese dentária pode trazer algum desconforto inicial durante a fase de adaptação e exige alguma boa vontade do paciente que será naturalmente recompensado, passado este período inicial. Certamente que o desconforto e a desvantagem da falta de dentes é muito superior e o paciente deverá ter isso em consideração. A opção por cada tipo de prótese depende de aspectos clínicos e económicos.

Os primeiros dias

Tente usar a sua prótese durante a maior parte do tempo. A adaptação será mais rápida.

O aparelho parecerá incomodar, terá náuseas, a saliva será mais abundante, a pronúncia soará estranha. Todos estas perturbações são passageiras e desaparecem com o tempo.

O aparelho não está estável: a prótese removível não pode apresentar uma fixação absoluta. Após alguns dias, os reflexos musculares contribuirão para atenuar este inconveniente.

As irritações ou dores que podem aparecer nos dias seguintes não devem ser motivo de inquietação. Um simples retoque do técnico de prótese ou do dentista resolverão o problema.

Às refeições

No princípio privilegie uma alimentação fácil de mastigar e pouco a pouco a sua eficácia mastigatória melhorará.

Após cada refeição, retire a prótese e escove-a com uma escova de dentes e um produto específico (não use pasta de dentes porque contêm abrasivos). Não deixe qualquer resíduo.

Escove igualmente os dentes restantes e a mucosa na qual assenta a prótese.

Inserir e retirar a prótese

Prótese total :

O aparelho superior e inferior devem ser usados ao mesmo tempo, eles estabilizam-se mutuamente.

Prótese parcial :

O aparelho deve ser inserido com as duas mãos e sem forçar. Ao princípio será mais fácil fazê-lo em frente a um espelho. Nalguns casos será necessário encaixar um lado antes do outro.

Manutenção e conservação

Deixar as próteses a descansar durante a noite dentro de um recipiente com água e um detergente especial para esse fim à venda na farmácia.

Fractura

Em caso de fractura, conservar todos os pedaços e levar a um laboratório o mais depressa possível. O técnico está habilitado a fazer uma reparação sólida e invisível.

Sobretudo não tente reparar você mesmo, arriscaria a tornar a reparação impossível.

Implantes




Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.



Como funcionam os implantes dentários?

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Dentaduras parciais e próteses montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação ou a fala. Esta segurança ajuda as dentaduras parciais e pontes, assim como coroas individuais colocadas sobre implantes, que proporcionam uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos, ápices alveolares pouco pronunciados ou aparelhos. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Uma vantagem dos implantes é não ser necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar.

Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.

Os implantes são, em geral, mais caros que outros métodos de substituição de dentes e a maioria dos convênios não cobre seus custos.

A Associação Dentária Americana considera seguros dois tipos de implantes. São eles:

Implantes ósseo integrado: estes são implantados cirurgicamente diretamente no osso maxilar. Uma vez cicatrizada a região da gengiva que o circunda, uma segunda cirurgia é necessária para conectar um pino ao implante original. Finalmente, um dente artificial (ou dentes) é conectado ao pino, individualmente, ou agrupado em uma prótese fixa ou dentadura.
Implantes subperiósticos: consistem numa estrutura metálica que é encaixada sobre o maxilar bem abaixo do tecido da gengiva. Assim que a gengiva cicatriza, a armação torna-se fixa ao maxilar. Pinos, que são ligados à armação, projetam-se através da gengiva. Assim como no implante ósseo integrado, dentes artificiais são, então, encaixados nos pinos.


Qual a durabilidade dos implantes?

Os implantes em geral duram de 10 a 20 anos, dependendo da sua localização e da colaboração do paciente em fazer uma boa higiene bucal e de suas visitas regulares ao dentista. Por sofrerem mais estresse e serem mais utilizados, os implantes dos molares não costumam durar tanto tempo quanto os implantes localizados na parte frontal de sua boca.

Ortodontia





Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.



Como saber se preciso de um ortodontista?

Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você. Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

Sobremordida, algumas vezes chamada de "dentes salientes" - este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.
Mordida cruzada anterior - uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
Mordida cruzada - ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.
Mordida aberta - espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
Desvio de linha mediana - ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
Diastema - falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
Apinhamento - ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.


Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Aparelhos fixos podem ser:

Aparelho fixo — este é o tipo mais comum de aparelho; consiste de bandas, fios e/ou braquetes. As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou um só dente, e utilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto que os braquetes são presos na parte externa do dente. Os fios em forma de arco passam através dos braquetes e são ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos. Atualmente eles são menores, mais leves e exibem bem menos metal que no passado. Podem apresentar cores vivas para as crianças, bem como estilos mais claros, preferidos por muitos adultos.
Aparelho fixo especial — utilizados para controlar o hábito de chupar o dedo ou a língua "presa", estes aparelhos são fixados aos dentes através de bandas. Por serem muito desconfortáveis durante as refeições, devem ser utilizados apenas como um último recurso.
Mantenedor de espaço fixo — se o dente de leite é perdido precocemente, um protetor de espaço é utilizado para manter este espaço aberto até que o dente permanente nasça. Uma banda é cimentada ao dente próximo ao espaço vazio e um fio é estendido até o dente do outro lado do espaço.
Aparelhos móveis incluem:

Niveladores — uma alternativa para os aparelhos convencionais para adultos, niveladores em série estão sendo utilizados por um número crescente de ortodontistas para mover os dentes da mesma forma que os aparelhos fixos, mas sem os fios de aço e os braquetes. Os niveladores são virtualmente invisíveis e removíveis para que o usuário possa se alimentar, escovar os dentes e passar o fio dental.
Mantenedores de espaço móveis — estes aparelhos têm a mesma função que os mantenedores fixos. São feitos com uma base acrílica que se encaixa sobre a mandíbula e têm braços de plástico ou arame entre determinados dentes que devem ser mantidos separados.
Aparelhos reposicionadores de mandíbula — também chamados de talas, estes aparelhos podem ser utilizados no maxilar superior ou mandíbula, e ajudam a "treinar" a mandíbula a fechar em uma posição mais favorável. São utilizados para disfunções da articulação temporomandibular (ATM).
Amortecedores de lábios e bochechas — são destinados a manter os lábios e bochechas afastadas dos dentes. Os músculos dos lábios e bochechas podem exercer pressão sobre os dentes e os amortecedores ajudam a aliviar esta pressão.
Expansor palatino — um mecanismo utilizado para alargar o arco da mandíbula superior. Consiste em uma placa de plástico que se encaixa sobre o céu da boca. A pressão externa aplicada sobre a placa por meio de parafusos força as juntas dos ossos do palato a se abrirem para os lados, alargando a área palatina.
Contentores móveis — utilizados no céu da boca, estes aparelhos de contenção previnem que os dentes voltem à posição anterior. Podem também ser modificados e utilizados para evitar que a criança chupe o dedo.
Aparelho extrabucal — com este aparelho, uma faixa é colocada em volta da parte de trás da cabeça, e ligada a um elástico na frente, ou um arco facial. Este aparelho retarda o crescimento da maxila e mantém os dentes posteriores onde estão, enquanto os dentes anteriores são empurrados para trás.

Clareamento nos Dentes



Clareamento nos dentes
Saiba tudo sobre o tratamento estético mais procurado nos consultórios odontológicos. E mais: os dentistas Marcelo Fonseca, do Rio de Janeiro, e luis eduardocalicchio, do Ateliê Oral, em São Paulo, contam as novidadessobre o assunto
1- O que faz os dentes clarearem?
O princípio ativo usado nesse tipo de tratamento é o peróxido de carbamida. Capaz de penetrar através do esmalte, o gel clareador reage quimicamente com o pigmento do dente, quebrando-o em moléculas menores e removendo-o. A substância utilizada na técnica com laser muda um pouco. Trata-se do peróxido de hidrogênio, um primo-irmão da carbamida, só que mais forte.

2- Como é o processo?
O gel clareador pode ser usado de três maneiras. A forma mais tradicional é espalhá-lo sobre moldeiras de silicone, confeccionadas sob medida para a arcada dentária da paciente, e colocá-las em casa, à noite, antes de dormir, por um período de três semanas. Uma nova recomendação sugere deixar o produto em contato com os dentes por no máximo uma hora (não é mais necessário passar a noite toda com as placas). Isso porque descobriu-se que a eficiência do gel cai bruscamente após esse período, além de aumentar os riscos de sensibilidade na boca. Existe também a técnica a laser feita num único dia no consultório. Alguns dentistas combinam os dois métodos para encurtar o tempo com as moldeiras - fazem uma sessão de laser e prescrevem o gel de sete a dez dias.

3- Pode prejudicar os dentes?
Não. O clareamento não altera em nada a estrutura dentária.

4- O laser dá um resultado melhor?
Nem sempre. Esse tipo de luz fornece uma fonte de calor que acelera reação química do peróxido de hidrogênio. Mas alguns estudos recentes mostram que o clareamento com e sem ela tem um resultado muito parecido. Na verdade, quem faz o trabalho de clarear os dentes de forma mais rápida, num único dia, é o peróxido de hidrogênio formulado numa concentração mais alta do que o peróxido de carbamida, a substância utilizada em casa. Por isso mesmo, ele só pode ser aplicado no consultório sob a orientação do dentista para evitar queimadura nas gengivas. Pior: as mesmas pesquisas dizem que, por causa da alta temperatura da luz do laser, existe o risco de aumentar a sensibilidade e até afetar o nervo do dente.

5- Qualquer pessoa pode fazer o clareamento dental?
O método é contra-indicado principalmente para quem sofre corn retrações na gengiva e tem dentes muito sensíveis, pois o tratamento aumenta esse desconforto, mesmo que temporariamente. Os dentistas fazem questão de reforçar que, se você quer destacar o sorriso, deixar os dentes mais claros pode realçar aspectos negativos da boca como a falta de alinhamento e proporção entre eles. Nesse caso, deve-se, antes, corrigir a arcada com outras técnicas da odontologia estética. Vale lembrar também que o peróxido não clareia restaurações de resina ou porcelana - elas precisariam ser trocadas para ganhar um tom mais próximo dos dentes após o tratamento.

6- Vou sentir dor?
Não exatamente. O tratamento pode, como já dissemos antes, aumentar a sensibilidade nos dentes de quem já sofre com o problema. Para evitar que isso aconteça, o dentista mistura um desensibilizante, como o flúor, no gel clareador e pede para a paciente evitar alimentos cítricos como laranja e limão durante o período. Clarear as arcadas separadamente, primeiro a superior e depois a inferior, também ajuda a diminuir o incômodo.

7- Meus dentes vão ficar branquíssimos?
Depende da cor deles. O clareamento pode chegar até seis tons mais claros, mas não há como prever o resultado. Sem falar que existem várias tonalidades de dentes - brancos, amarelados, acinzentados, amarronzados. Isso significa que um dente com tendência a ser acinzentado vai ficar mais claro dentro dessa matiz, mas nunca vai virar branquíssimo (o que até pode parecer artificial!). Converse com o seu dentista para você não ficar com uma expectativa irreal.

8- Posso comer de tudo?
Durante o clareamento ficam proibidos alimentos escuros ou com corante: café, shoyu, chá, chocolate, vinho tinto, Coca-Cola, mostarda, ketchup, molho de tomate, entre outros. O pigmento deles pode se depositar na dentina, manchando os dentes e atrapalhando o resultado.

9- Dura para sempre?
Também não. A duração vai depender da alimentação e dos hábitos de cada mulher. Quem fuma ou bebe muito café, por exemplo, pode voltar a ter os dentes escurecidos em cerca de seis meses. Caso contrário, os dentistas dizem que o resultado dura de dois a três anos. Mas é necessário fazer um retoque usando o gel clareador por alguns dias nesse meio tempo. Mais: pesquisas mostraram que o método a laser tem durabilidade menor.

10- O tratamento é caro?
Apesar do clareamento estar se popularizando o valor ainda é alto - entre 500 e 3 mil reais. Varia de acordo com a clínica, com o profissional e a origem do produto clareador utilizado (existem versões nacionais e importadas). Em casa, com acompanhamento do dentista, existe o custo do molde, da confecção das placas e do gel clareador. O tratamento a laser costuma ser mais caro por causa do equipamento e da mão-de-obra do especialista, que fica até quatro horas supervisionando um único paciente. Apesar disso, o resultado com o laser nem sempre é melhor.

11 - Ainda não tenho dinheiro para isso. Pasta dental clareadora funciona?
Não como um clareamento feito com o dentista. Os cremes dentais, assim como os enxaguatórios bucais que prometem clarear os dentes, têm uma pequena quantidade de peróxido de carbamida, o ativo clareador. Mas a concentração é muito baixa para uma mudança significativa. As pastas de dentes com ação branqueadora costumam ser mais abrasivas - removem manchas superficiais e ajudam na manutenção do tratamento.

Disfunçao de Articulaçao




A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário.
Quando existe a disfunção, o paciente apresenta sintomas, como dor de cabeça, dor de ouvido e/ou zumbidos, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca.


A disfunção da ATM está relacionada a hábitos comuns, como o apertamento dentário e o bruxismo (frender ou ranger), morder objetos estranhos, roer unhas, mastigar chicletes, postura da cabeça (para a frente), o de prender o telefone com o queixo ou ainda apresentar fatores relacionados com o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos.


Geralmente, a D-ATM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada.


Quais os sintomas da D-ATM? Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. É difícil saber com certeza se você tem D-ATM, porque um destes sintomas ou todos eles podem também estar presentes em outros problemas.


Seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, através de uma história médica e dentária completa, um exame clínico e de radiografias adequadas.


Alguns dos sintomas mais comuns de D-ATM são: Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos; Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca; Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar; Mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar;


Flacidez dos músculos da mandíbula; Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam. Como tratar a D-ATM? Embora não exista uma cura para a D-ATM, existem diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. Seu dentista pode recomendar um ou mais dos seguintes tratamentos:


Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido ou através de medicamentos como relaxante muscular, aspirina ou outros analgésicos comuns, ou ainda antiinflamatórios;


Reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido, por meio de um aparelho, algumas vezes chamado de placa de mordida ou "splint". Este aparelho, feito sob medida para sua boca, se encaixa nos dentes superiores e ao deslizar sobre os dentes inferiores impede estes dentes inferiores de ranger contra os dentes superiores;


Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure condicionamento e aconselhamento para ajudar a evitar o estresse; Quando partes da mandíbula são afetadas e os tratamentos não surtiram efeito, uma cirurgia na articulação pode ser recomendada.

Primeiros Socorros em Odontologia


Regras básicas para os pais:
1. Sempre que houver qualquer incidente envolvendo a boca da criança, um especialista em odontopediatria deve ser procurado. Na falta imediata deste, pode-se optar por um periodontista ou clínico geral.

2. A criança deve freqüentar o odontopediatra desde pequena para que se familiarize com o profissional e principalmente com o ambiente, para não estranhar quando a sua ida for realmente necessária.

3. As levar a criança ao dentista, os pais não devem chantageá-las, nem prometer nada em troca da sua ida. A visita ao consultório deve ser passada de forma natural e deve ser encarada pela criança como um programa de rotina (semestral).

4. Os pais devem evitar passar sua insegurança para a criança, que tudo percebe: portanto, quando ocorrer qualquer incidente, o ideal é tentar desviar a atenção da criança e fazer parecer que o acontecido foi casual e sem muita importância.

5. Durante a estada no consultório odontológico, os pais devem deixar o profissional bem à vontade para interagir com a criança. Evite dar palpites ou interferir no condicionamento que está sendo realizado com seu filho.

Primeiros socorros:

 Em caso de corte no lábio (parte interna ou externa) deve-se refrigerar a região com gelo ou sorvete para freiar o sangramento e encaminhar em seguida a criança até o especialista. O sangramento pode também ser contido com a compressão de gaze na região. Neste caso pode haver necessidade de anestesia e pontos na região.

 Quando houver avulsão do dente de leite ou permanente (completa saída do dente da boca), o elemento não deve ser lavado e deve ser armazenado n saliva da criança, em soro fisiológico ou leite (em temperatura ambiente). Em seguida, procurar o dentista que irá definir se o dente deve e pode ser reposicionado no local da perda.

 Em caso de queda sem maiores prejuízos para a criança, os pais devem observar se algum dente mudou de cor (escureceu) ou mudou de posição. Em qualquer um dos casos, procurar o profissional para exame radiográfico e tratamento adequado. Para dentes escurecidos o tratamento mais provável será o canal.

Dentística ou Clinico

Dentística ou odontologia estética é o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental. Entre outros serviços, os profissionais desta especialiade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas. O seu principal foco é a estética, ainda que a restauração de dentes também seja uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas a vários níveis, além de criar problemas na mastigação dos alimentos.

Pesquisa os vários tipos de preparações dentárias, a relação dos materiais restauradores com a estrutura dentária e o resto do organismo, técnicas restauradoras, etc. Tornando possível ao cirurgião-dentista restaurar de forma direta ou indireta a estética e a função dos dentes comprometidos.


Especializaçoes em Odontologia

Odontologia é a área da saúde humana que estuda e trata o sistema estomatognático - compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Em Portugal, a Medicina Dentária é um segmento independente, tal como no Brasil é a Odontologia. Cirurgião-Dentista é a denominação dada a estes profissionais no Brasil e em Portugal, os licenciados em Medicina Dentária designam-se Médicos Dentistas. Por saúde oral, entende-se a ausência de doença estomatológica, bem como a correcta função, estabilidade e até mesmo estética de todo o sistema estomatognático. É hoje certo e sabido que a saúde oral tem sérias implicações na saúde humana, sendo as duas indissociáveis.

Cirurgião-dentista
Terapeuta dental
Protesista
Higienista dental
Auxiliar odontológico
Protético
Agente comunitário de saúde bucal
Periodontista
Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial
Dentística
Disfunção temporomandibular e dor orofacial
Endodontia
Implantodontia
Oclusão
Odontologia do trabalho
Odontopediatria
Odontogeriatria
Odontologia legal
Ortodontia e ortopedia facial
Ortopedia funcional
Pacientes especiais
Patologia Bucal
Periodontia
Prótese buco-maxilo-facial
Prótese dentária
Radiologia
Saúde coletiva
Entre outras especializaçoes na area Oodontologica

Apresentaçao ....... Como surgio a odontologia

É complicado, na História Humana, determinar a paternidade do tratamento dentário.A História da Odontologia no Mundo remonta a um tempo que fica até difícil ao homem contemporâneo imaginar. A cárie sempre existiu, e com o passar dos séculos só fez aumentar devido a mudança de hábitos alimentares.Na antiguidade o dentista era, na verdade, um curandeiro, que atribuía às forças "malignas" qualquer problema de saúde. Os meios de cura variavam entre simpatias e infusões à base de ratos, rãs e insetos.No século dezoito nasce Pierre Fauchard, francês considerado o pai da Odontologia Moderna. Além de publicar inúmeros livros, criou o pivot e iniciou o desenvolvimento das dentaduras. Já no Brasil, o marco oficial da Odontologia aconteceu em 25 de outubro de 1884, quando surgiram no Rio de Janeiro e na Bahia as Faculdades de Odontologia criadas através do decreto 9.311, motivo pelo qual esta data é considerada como o "Dia do Cirurgião Dentista".